Tradutor

Traduza Agora o Blog Game Over S.S para lê-lo com mais comodidade!
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Análise - inFAMOUS

Bom gente, se você anda informado no mundo dos games deve saber do problema dos hackers que "assaltaram" a PSN, que é a rede online do PlayStation, necessária para se jogar online, baixar demos, jogos, temas, ouvir música, ver TV, etc. E para compensar esse ataque hacker a Sony deu dois jogos de graça para os usuários, havia uma lista de 5, Dead Nation, Wipeout HD, Super StarDust HD, Little Big Planet, e...

INFAMOUS
Data de Lançamento:26 de Maio de 2009
Desenvolvedora: Sucker Punch
Plataforma: Exclusivo para PlayStation 3


Antes de tudo vamos falar da cidade em que a ação se passa: Empire City, claramente baseada em Nova York, a gigantesca cidade é dividida em três distritos: Neon, um destrito mais calmo, sem muitas contruções, com um parque enorme no seu centro, quem domina essa area é a gangue dos Reapers comandada por uma mulher: Sasha(A filha da Xuxa lol). O segundo distrito é The Warren
um lugar tomado por favelas e que era considerado um inferno antes mesmo dos conflitos do jogo, quem domina essa região é a gangue dos Dust Mens, e seu líder é... é... é... É um velinho muito louco com poderes psíquicos que eu me esqueci o nome XD. E o ultimo distrito é uma area com casas mais antigas e bastante prédios chamada de Historical District, e quem manda na parada é a gangue chamada First Sons (Que parecem com os carinhas da U.C.S.S [Umbrella Corporation Security Squads]) e o Líder deles é Kessler, que na verdade é o vilão de todo o game, ele tem os mesmos poderes de Cole, o protagonista!

Agora vamos partir para a história, era um dia comum na vida de Cole MacGrath,um Bike-Boy, que fazia entregas desconhecidas a pessoas que ele não conhecia, mas nesse dia, uma encomenda encontrou ele, e a vida de Cole mudou para sempre.
Cinco quarteirões foram destruídos, e no centro estava ele, vivo mas diferente, durante a primeira missão que serve como tutorial, conhecemos alguns personagens como Zeke, o melhor amigo de Cole e um pouco da jogabilidade, depois de sair do local da explosão, Cole desmaiou e foi atendido pela sua melhor amiga, Trish, que cuidou dele o melhor que pode, algum tempo depois ele acordou e percebeu que podia controlar a eletricidade ao seu redor, aí nascia um novo herói (ou vilão) Cole MacGrath, o homem InFame.

Acima eu falei que nascia um herói ou um vilão, e isso deve se ao motivo do sistema de Karma do jogo, que possibilita o gamer escolher se ele vai ajudar a cidade a se reconstruir tornando-se um herói amado por todos, ou se deve destruir tudo o que restou e se tornar InFamous!
Durante algumas missões acontece o Karma Moment, em que você pode escolher se vai fazer uma ação boa ou má e isso influencia no seu Karma, por exemplo, em uma missão tem uma bomba na porta da delegacia de policia, você pode drenar a energia da bomba e desativa-la ou pode simplismente sair dali e ver o lugar todo ir para o inferno. Apesar desse sistema ser bem legal , ele influencia muito pouco na história e nas missões, o que foi um pouco criticado.Sem contar que há momentos menores durante o jogo, como quando um cidadão esta caído no chão, você pode cura-lo, prende-lo no chão, sugar sua vida (lol) ou simplesmente dar um chutão para que ele morra.

Agora que tal falarmos um pouco mais da jogabilidade... Basicamente você é um super herói (Ou vilão, ou Whatever...) e utiliza eletricidade para combater (ou fazer) o mau, você pode atacar tanto com socos e pontapés, que são horríveis em termo de jogabilidade e que foram melhorados no segundo jogo, ou utilizar seus poderes, como projeteis de raio, bombas elétricas, ondas de energia, tempestades, etc. Mas é claro que você não começa com tudo isso, na verdade não existem barreiras que te impeçam de ir de uma parte a outra do distrito (Já para outros distristos sim), o que acontece é que é quase impossível andar pelas partes que não tiveram a energia restaurada, e se você entrar em uma, é pouco provável que saia vivo , pois os inimigos te metralham sem dó e piedade.
Mas para liberar essas partes , devemos entrar no esgoto e restaurar a energia elétrica daquela parte, ganhando um novo poder no processo, se não me engano, são três poderes nos dois primeiros distritos, e no último você só precisa ligar um gerador, ou seja só um poder.Nem todos os poderes servem para o combate, alguns servem somente para se tornar mais fácil de andar na cidade, como deslizar pelos trilhos do trem e fios elétricos, e poder flutuar por pouco tempo.

Em questão gráfica, o jogo é muito bom para um game com open world, e ele sabe tratar as construções muito bem, utilizando modelos de baixa resolução quando estão longes, mas isso não impede que alguns problemas aconteçam , como o nível de Frames por segundo que é muito instável, quando você mira para o céu ou o mar aberto por exemplo a velocidade do game aumenta consideravelmente, e no meio da ação podemos ter problemas com uma velocidade mais lenta, fora isso existem alguns serrilhados bem perceptíveis em algumas partes, sem contar que é possível achar diversos lugares com problemas de colisão, ou seja, você passa diretamente por objetos que na verdade deveriam ser sólidos.

As cutscenes, que são algo muito importante no game são contadas de forma muito boa , em estilo das HQs mais recentes, e passam um clima bem pesado e aquilo que Cole sente durante elas, e vale lembrar que elas são sempre narradas pelo protagonista, agora nas cutscenes ingame, eu tenho que reclamar, pois são muito ruins, os personagens olham "vesgamente", a boca se meche de uma maneira muito estranha e os movimentos não são nada naturais.

E para aumentar a logenvidade do game, não basta só zerar ele nos dois lados, também há os Blast Shards, que são itens que você encontra espalhados pela cidade, e são muitos, a cada certo número de BS coletados você ganha uma nova "battery" ou seja, mais um espacinho para você poder utilizar seus poderes, e também existem os Dead Drops, que são mensagens deixadas por Josh nas antenas dos telhados, que contam um pouco mais da BackStory do game!

Outro ponto que eu dou parabéns é o final extremamente foda! Um dos melhores que eu já vi nos video games, vale a pena conferir! E para saber como é , é só jogar inFAMOUS um dos melhores games da geração!

Nota:9,5!

É isso aí galera, votem nas enquetes e continuem visitando o blog, valeu pessoal!
Ah e esse mês foi lançado inFAMOUS 2, mas eu não vou poder conferir ele tão cedo  =/.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails